Para o bom funcionamento de uma rede, é necessária a escolha adequada do equipamento, o seu tipo, função, velocidade e interfaces de comunicação.
Esses equipamentos são separados por intermediários, routers, switches, hubs, access point, que estão no meio da comunicação e os equipamentos finais, como computadores, servidores e portáteis.
Camada 3 do modelo OSI - A camada de Rede fornece ligação e seleção de caminhos entre duas redes diferentes, ou seja, faz a escolha do melhor caminho baseado em endereços IP (internet Protocol) Protocolo de internet, que é um endereço denominado de endereço lógico definido pelo administrador da rede. Essa camada é responsável por equipamentos que manipulam os endereços de IP como routers e switches de camada 3, para envio de pacotes em circuito virtual, rota, tabela de encaminhamento e protocolo de encaminhamento.
Os routers são equipamentos como os computadores, porém funcionam de forma especializada e contêm os seguintes componentes necessários para funcionarem:
· Unidade central de processamento (CPU);
· Sistema operacional (OS) - Os roteadores usam IOS;
· Memória e armazenamento (RAM, ROM, NVRAM, flash, disco rígido).
- Os routers podem ligar várias redes diferentes, independentemente de ser classe A, B ou C ou sub-rede, todas podem se comunicar por meio das várias interfaces do router desde que cada porta esteja em uma rede diferente.
- Considerando o envio de pacotes de uma rede a outra, o router faz uso do chamado protocolo de encaminhamento, dos quais se destacam OSPF (Open Shortest Path First) abrir o caminho mais curto primeiro , RIP (Routing Information Protocol), Protocolo de Informação de encaminhamento, BGP (Border Gateway Protocol) Protocolo de Gateway de Limite.
- Outro caminho para enviar pacotes é o uso de rotas estáticas configuradas manualmente.
A figura seguinte apresenta um exemplo de vários routers interligados com apenas dois pc em redes distintas.